sábado, 31 de março de 2012


PROJETO HORTA ESCOLAR 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SATC.



     Faço parte da equipe de Educação Ambiental da SATC e em março desse ano começamos a realização do projeto: Horta Escolar. 
     O projeto destina-se aos educandos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano). No total são 565 educandos. Ele consiste em implantar no ambiente escolar uma horta para fins pedagógicos, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade com a natureza e a adoção de hábitos alimentares saudáveis. 
              Os educandos envolvidos poderão vivenciar os conceitos dos recursos naturais, de agricultura orgânica, preparação de solo, compostagem, plantio e colheita. Seu objetivo é o de proporcionar o desenvolvimento de ações pedagógicas interdisciplinarmente com a educação ambiental, permitindo a prática em equipe e a preservação dos recursos naturais.


1º encontro: 

AULA INAUGURAL

         Para os 1os, 2os e 3os anos foi realizada a contação e dramatização do livro “A cesta da Dona Maricota”, de Tatiana Belinky, onde se evidenciou a importância de uma alimentação saudável, assim como, as frutas e verduras que aparecem na história e suas propriedades nutritivas. Também foi feita a atividade da “Caixa Surpresa”. Dentro dela foram colocadas as frutas e verduras, existentes na história e os educandos divididos em equipes e vendados tentaram adivinhá-las.

       EU ERA A DONA MARICOTA. CONTEI A HISTÓRIA E FIZ A BRINCADEIRA DA CAIXA SURPRESA. 



MAIS FOTOS E REPORTAGEM EM NOSSO FACEBOOK: ED. AMBIENTAL SATC OU NO PORTAL DA SATC:

      Já para os 4os e 5os anos fizemos uma apresentação utilizando o Power Point, onde a alface (hortaliça que plantarão) falava de suas propriedades e de como cuidar da horta, posteriormente, passamos um desenho animado (“O Causo das Formigas”, do Chico Bento) mostrando como as plantas se desenvolvem e como devemos cuidá-las.




                  







veja também o vídeo em:

    Apresentação no auditório. Palestra divertida com a professora Vivi.  




                        














                                                  

sábado, 24 de março de 2012

EDUCAÇÃO INFANTIL (2° parte)



  •  Para trabalhar as sensações utilizei o “Tapete das Sensações”, no qual as crianças puderam andar, engatinhar, tocar, visualizar e encontrar objetos escondidos. Tendo diferentes tecidos, texturas, formas, objetos, etc.



  •   Com bolas de vários tamanhos a criança foram estimulada a jogar, buscar,chutar e agarrar.

        Fonte: http://recife.olx.com.br

  •   Para estimular a percepção viso-motora das crianças (segurar, manipular, girar e observar o objeto) usamos a barra de atividades, onde as crianças de 5 a 7 meses avistaram alguns brinquedos pendurados na barra e tentaram pegá-los.



  •      Elas brincaram com as caixas de estimulação (caixa com orifícios onde a criança colocavam bolas), contribuindo para o aperfeiçoamento cognitivo e a motricidade fina colocando e retirando as bolas da caixa.



  •     Para explorar as capacidades de gestos e ritmos do corpo trabalhamos com músicas infantis fazendo gestos em frente ao espelho, enfatizando também algumas partes do corpo.  Usamos os chocalhos e demais objetos para acompanharmos os ritmos das músicas.


PERES, Sandra; TATIT, Paulo.  Cantigas de Roda - Palavra  Cantada.  MCD WORLD MUSIC, 1998.


ALGUMAS CONSIDERAÇÕES...


  No estágio modalidade creche, depois de muita pesquisa sobre o desenvolvimento de crianças de zero a três anos, escolhi trabalhar o desenvolvimento motor e perceptivo delas. Acredito que nessa fase da vida essas crianças por estarem em um contínuo desenvolvimento, se conhecendo e conhecendo o mundo que as cercam, necessitam de professores engajados nessa tarefa. Professores que busquem se atualizar e produzir materiais pedagógicos, diversificando suas aulas. Por isso, meninas e menino não deixem que o desânimo faça parte de nossas vidas. 
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!!!!

sábado, 17 de março de 2012

EDUCAÇÃO INFANTIL (1° parte)


Como prometi, estou começando hoje a postar meus estágios.  Esse foi um dos que mais gostei feito na Educação Infantil. Ele foi realizado no Centro de Educação Infantil Santa Luzia (AFASC), no bairro Santa Luzia em Criciúma. A turma foi o berçário integral, 14 crianças (5 meses a 1 ano).
Com a observação pude perceber o quanto as crianças da primeira infância necessitam ser estimuladas desde cedo, para isso cabe ao professor conhecer as etapas do desenvolvimento psicomotor da criança, características das faixas etárias, suas necessidades e interesses, para melhor planejar sua ação docente. Com isso, devemos ter em mente que existem crianças e infâncias diferentes, que não aprendem ao mesmo tempo, por não serem todas iguais. A partir deste contexto, escolhi como tema de meu projeto o “Desenvolvimento das habilidades motoras e perceptivas”, que foi desenvolvido respeitando as especificidades e a faixa etária de cada criança.
         As atividades e brincadeiras visaram proporcionar momentos de interação entre a criança, os objetos e o professor que possibilite ampliar e desenvolver as habilidades motoras e perceptivas.

AS ATIVIDADES

  • Proporcionar a manipulação de objetos com diferentes sons.

Chocalhos de garrafa pet




Garrafas com água e glitter dentro e caixas com pedrinhas. 


Garrafa com papel crepom. Estimula visão e coordenação. 


Chocalhos de potes de iogurte. 



  •      Túnel “Onde está o bebê”? Utilizei um túnel que foi instalado na sala (berçário), onde as crianças engatinhando passaram por dentro dele, instigando sua curiosidade e senso investigativo.

 O Túnel 


Visão de dentro do túnel.




COMO FAZER ESSE TÚNEL:

        Esse túnel foi feito em TNT e 3 espaguetes de piscina. Para ele ficar em pé coloquei uma madeirinha embaixo e do lado  de cada arco  encapados com feltro. Por dentro dele (dos arcos) passei uma armação feita de bambu (dois pedaços que se encaixavam). Foram usados 2 metros de TNT, como faltou tivemos que colocar um outro tecido.  A armação foi o mais difícil, pois tudo que eu tentei colocar não deu certo (cano, canaleta, cabo de vassoura) até que usei o bambu. Confesso que tive ajuda da minha tia costureira. 
         As crianças adoraram. Postarei a segunda parte na próxima semana. 










terça-feira, 13 de março de 2012

Oi! Pessoal!

Olá! 
          Nesse blog postarei algumas atividades desenvolvidas em meus estágios. Contarei minhas experiências como estagiária  nos Ensinos Infantil,  Fundamental  e na Educação de Jovens e Adultos. Até lá!