sábado, 24 de março de 2012

EDUCAÇÃO INFANTIL (2° parte)



  •  Para trabalhar as sensações utilizei o “Tapete das Sensações”, no qual as crianças puderam andar, engatinhar, tocar, visualizar e encontrar objetos escondidos. Tendo diferentes tecidos, texturas, formas, objetos, etc.



  •   Com bolas de vários tamanhos a criança foram estimulada a jogar, buscar,chutar e agarrar.

        Fonte: http://recife.olx.com.br

  •   Para estimular a percepção viso-motora das crianças (segurar, manipular, girar e observar o objeto) usamos a barra de atividades, onde as crianças de 5 a 7 meses avistaram alguns brinquedos pendurados na barra e tentaram pegá-los.



  •      Elas brincaram com as caixas de estimulação (caixa com orifícios onde a criança colocavam bolas), contribuindo para o aperfeiçoamento cognitivo e a motricidade fina colocando e retirando as bolas da caixa.



  •     Para explorar as capacidades de gestos e ritmos do corpo trabalhamos com músicas infantis fazendo gestos em frente ao espelho, enfatizando também algumas partes do corpo.  Usamos os chocalhos e demais objetos para acompanharmos os ritmos das músicas.


PERES, Sandra; TATIT, Paulo.  Cantigas de Roda - Palavra  Cantada.  MCD WORLD MUSIC, 1998.


ALGUMAS CONSIDERAÇÕES...


  No estágio modalidade creche, depois de muita pesquisa sobre o desenvolvimento de crianças de zero a três anos, escolhi trabalhar o desenvolvimento motor e perceptivo delas. Acredito que nessa fase da vida essas crianças por estarem em um contínuo desenvolvimento, se conhecendo e conhecendo o mundo que as cercam, necessitam de professores engajados nessa tarefa. Professores que busquem se atualizar e produzir materiais pedagógicos, diversificando suas aulas. Por isso, meninas e menino não deixem que o desânimo faça parte de nossas vidas. 
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário