sábado, 31 de março de 2012


PROJETO HORTA ESCOLAR 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SATC.



     Faço parte da equipe de Educação Ambiental da SATC e em março desse ano começamos a realização do projeto: Horta Escolar. 
     O projeto destina-se aos educandos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano). No total são 565 educandos. Ele consiste em implantar no ambiente escolar uma horta para fins pedagógicos, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade com a natureza e a adoção de hábitos alimentares saudáveis. 
              Os educandos envolvidos poderão vivenciar os conceitos dos recursos naturais, de agricultura orgânica, preparação de solo, compostagem, plantio e colheita. Seu objetivo é o de proporcionar o desenvolvimento de ações pedagógicas interdisciplinarmente com a educação ambiental, permitindo a prática em equipe e a preservação dos recursos naturais.


1º encontro: 

AULA INAUGURAL

         Para os 1os, 2os e 3os anos foi realizada a contação e dramatização do livro “A cesta da Dona Maricota”, de Tatiana Belinky, onde se evidenciou a importância de uma alimentação saudável, assim como, as frutas e verduras que aparecem na história e suas propriedades nutritivas. Também foi feita a atividade da “Caixa Surpresa”. Dentro dela foram colocadas as frutas e verduras, existentes na história e os educandos divididos em equipes e vendados tentaram adivinhá-las.

       EU ERA A DONA MARICOTA. CONTEI A HISTÓRIA E FIZ A BRINCADEIRA DA CAIXA SURPRESA. 



MAIS FOTOS E REPORTAGEM EM NOSSO FACEBOOK: ED. AMBIENTAL SATC OU NO PORTAL DA SATC:

      Já para os 4os e 5os anos fizemos uma apresentação utilizando o Power Point, onde a alface (hortaliça que plantarão) falava de suas propriedades e de como cuidar da horta, posteriormente, passamos um desenho animado (“O Causo das Formigas”, do Chico Bento) mostrando como as plantas se desenvolvem e como devemos cuidá-las.




                  







veja também o vídeo em:

    Apresentação no auditório. Palestra divertida com a professora Vivi.  




                        














                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário